A partir de hoje, todos os canais do YouTube terão que ter um mínimo de inscritos e horas de visualizações para começarem a monetizar seus vídeos. Com a nova medida, os canais pequenos ganharam mais uma dificuldade na hora de ganhar remuneração em vídeos.
As novas regras para que os canais criados a partir de agora entrarem no Programa de Parcerias do YouTube e ganhar remuneração na plataforma são: ter no mínimo mil inscritos e 4 mil horas de visualização nos últimos 12 meses em vídeos postados. A alteração na política reforça a importância do tempo de exibição do canal. Aqueles que não cumprirem o requisito terão 30 dias para atingir a meta, ou perderão a monetização até chegarem ao padrão.
Anteriormente, bastava ter 10 mil visualizações para começar a ganhar dinheiro com o YouTube. Segundo o comunicado oficial, em 2017, muitos problemas afetaram a comunidade e a receita de publicidade. Para a plataforma de vídeo, o foco para 2018 é proteger o ecossistema de criadores e garantir que a renda seja mais estável.
O YouTube também anunciou que haverá mais transparência para as marcas verificarem se querem mesmo colocar suas propagandas em determinados vídeos. Além disso, o Google Preferred, um programa de monetização só para a elite de criadores de conteúdo, agora terá um moderador humano para avaliar as postagens e verificar se o conteúdo é próprio para anúncios. A medida surgiu após a polêmica com o vídeo de Logan Paul na “floresta do suicídio”, no Japão.
O post YouTube dificulta ainda mais monetização de canais pequenos apareceu primeiro em Criadores iD.