O Facebook deu seu maior passo na integração de suas várias plataformas de mensagens, permitindo que usuários selecionados no Messenger e no Instagram enviem mensagens entre aplicativos. Além do lançamento de mensagens entre plataformas, o Instagram também está passando por uma grande reformulação em seu sistema de DM, que será expandido com recursos retirados do Messenger
As novas ferramentas do Instagram incluem mensagens que desaparecem, adesivos de selfie, emoji personalizado, cores de bate-papo, novas maneiras de bloquear mensagens indesejadas e a introdução de um recurso que permite assistir a vídeos com amigos durante uma chamada
Os usuários poderão rejeitar a atualização se quiserem, mas o Facebook está apostando que o acesso a novos recursos incentivará o uso da ferramenta. Além de mensagens entre plataformas, os usuários do Instagram e do Messenger também podem pesquisar perfis em ambos os aplicativos simultaneamente.
Exatamente quando e onde as mensagens multiplataforma do Instagram e do Messenger estarão disponíveis, não está claro. O recurso está sendo testado em mercados selecionados e se expandirá globalmente nos próximos meses.
A notícia faz parte de um plano ambicioso iniciado pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, em 2019 para fazer a transição de seu império de mídia social para um cenário com foco maior na comunicação privada. Como Zuckerberg explicou em 2019, “mensagens privadas, histórias efêmeras e pequenos grupos são de longe as áreas de comunicação online que mais crescem”. Ao integrar mensagens em seus vários aplicativos, cada um com mais de 1 bilhão de usuários, o Facebook espera capturar o máximo possível desse mercado.
As etapas anteriores incluíram o lançamento de um aplicativo para pequenas empresas que permite gerenciar páginas e perfis no Facebook, Messenger e Instagram, e uma nova ferramenta do Centro de Contas que permite que qualquer pessoa controle suas informações de login em várias propriedades do Facebook.
Combinar esses serviços é um grande desafio de infraestrutura, principalmente para a integração do WhatsApp, que é criptografado de ponta a ponta. Mas um obstáculo maior pode vir dos reguladores, que estão preocupados com o domínio do Facebook nas mensagens móveis.
Google Maps ganha realidade aumentada aprimorada
O Google anunciou algumas atualizações para Live View, as direções de caminhada de realidade aumentada em seu aplicativo Google Maps, que foi lançado oficialmente no ano passado. O Live View usa a câmera e o GPS do seu telefone para dizer exatamente aonde ir, de uma forma bastante prática e tecnológica.
O Google Maps agora também pode identificar pontos de referência ao seu redor para fornecer uma orientação melhor e uma ideia mais clara de onde você está na cidade.
Outra novidade é a capacidade de usar o Live View em combinação com o recurso de compartilhamento de localização do Google Maps. Então, quando um amigo compartilha sua localização com você, agora você também pode ver exatamente onde ele está na Visualização ao vivo e obter instruções para encontrá-lo.
Os novos recursos do Google incluem a capacidade de acionar o Live View quando você estiver em uma viagem que inclui vários meios de transporte. Até agora, a única maneira de ver o Live View era quando você estava pedindo orientações para caminhar.
Esses novos marcos estarão chegando a Amsterdã, Bangkok, Barcelona, Berlim, Budapeste, Dubai, Florença, Istambul, Kuala Lumpur, Kyoto, Londres, Los Angeles, Madrid, Milão, Munique, Nova York, Osaka, Paris, Praga, Roma, São Francisco, Sydney, Tóquio e Viena, com mais opções de lugares sendo lançados em breve.
Netflix e a versão estendida do seu “ta-dum”
Ta-dum é um dos sons mais icônicos da nossa geração, ouvido milhões de vezes, todos os dias em todo o mundo. Ouvir este símbolo sonoro imediatamente evoca imagens da abertura da Netflix.
“Tornou-se o padrão ouro para marcas sônicas”, afirmou o vice-presidente de produto, Todd Yellin.
Mas como a empresa de streaming tem crescido e conquistado outros lugares, como a exibição das suas produções em cinemas, era preciso uma abertura maior que 3 segundos, que impactasse também quem assistisse e ouvisse este símbolo nas telonas.
Para resolver este desafio, a Netflix decidiu chamar Hans Zimmer, artista alemão responsável pelo trabalho sonoro em filmes como Piratas do Caribe e Gladiador.
Zimmer criou uma versão de 16 segundos, inspirada na abertura clássica do “ta-dum”. O compositor, que já havia trabalho com a Netflix na série The Crown, teve a oportunidade de trabalhar em mais um projeto super importante para o branding da marca.
Agora, só nos resta esperar os cinemas reabrirem e a vida voltar ao que era (ou quase) para curtir esta nova abertura também nas telonas!
Recentemente, temos observado alguns recursos sendo implementados no Google Meet, como a possibilidade de transmitir uma reunião para outros membros da mesma corporação, solicitar para falar e enviar perguntas em uma sessão de Q&A, funcionalidades que já existiam na concorrência.
Lucas Amarildo![Lucas Amarildo]()
Jornalista de formação, apaixonado por produção de vídeos. Atuou em redações, produziu documentários e atualmente coordena a área técnica da Dia Estúdio com o objetivo de pensar estrategicamente as tecnologias e inovações adotadas nos projetos da empresa. Está sempre em busca das novidades do universo audiovisual, atualizações das plataformas e é justamente sobre isso que vai falar neste espaço!
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Criadores iD
O post Facebook avança na integração total dos seus aplicativos apareceu primeiro em Criadores iD.